Como calcular o consumo de salgados por pessoa – Eliana Salgados

Como calcular o consumo de salgados por pessoa

A organização de uma festa ou evento exige uma certa habilidade para que todos os seus convidados possam ser servidos adequadamente.

Mas, afinal, como calcular o consumo de salgados por pessoa? Essa é uma pergunta bastante comum e muito importante, pois vai ajudá-la a evitar o desperdício e a economizar na hora de encomendar os salgados para o seu evento.

Os cálculos para os diferentes tipos de festas ou eventos

Há diversos cálculos que são aplicados de acordo com o tipo de festa que você pretende dar: festas infantis, por exemplo, costumam pedir maior quantidade de quitutes para manter a criançada alimentada e cheia de energia.

Além disso, é preciso considerar a idade das crianças. As crianças menores de 2 anos e os bebês podem até ser desconsiderados da contagem, pois consomem poucos salgados.

Duas crianças de 3 a 6 anos equivalem à um adulto. As crianças maiores de 7 anos podem ser contadas como adultos.

O mesmo acontece no caso de idosos. Geralmente, eles consomem menos salgados e, portanto, podem ser desconsiderados da contagem.

Já eventos mais intimistas, cujos convidados sejam somente adultos, são calculados de maneira diferenciada, uma vez que a quantidade de convidados é menor.

O horário da festa ou evento também pode influenciar no cálculo dos salgados

É bem provável que se sua festa ou evento for próximo ao horário de alguma das refeições principais, como o almoço ou o jantar, seus convidados vão preferir se alimentar na sua festa.

Portanto, nesses casos, será necessário aumentar a quantidade de salgados e dos outros alimentos que serão servidos no evento.

Se você optar por servir um almoço ou um jantar, a quantidade de salgados também poderá ser diferenciada, já que não serão o prato principal. A mesma regra vale para o caso de servir uma entrada, como canapés, antes de servir os salgados.

Agora, se seu evento acontecer em um horário mais neutro, você poderá fazer o cálculo normal dos alimentos.

O tempo de duração da festa também influencia no consumo de salgados. Se você calcular que sua festa terá duração maior do que 5 horas, será necessário encomendar quantidades maiores dos petiscos.

Diferentes tipos de salgados

Outro ponto que deverá ser levado em consideração é que, em uma festa, dificilmente será servido apenas 1 tipo de salgado. Na verdade, o ideal é que sejam oferecidos de 4 a 8 tipos de salgados, alternando os tipos que são fritos e os que são assados.

No entanto, a quantidade de salgados assado deverá ser menor, pois, em linhas gerais, os fritos são a preferência, principalmente se forem fritos na hora da festa.

Regras gerais para o cálculo do consumo de salgados por pessoa

Como vimos, há vários fatores que podem influenciar o consumo de salgados por pessoa em uma festa ou evento. Sendo assim, há várias maneiras de calcular tal quantidade levando em consideração as características de sua festa.

No entanto, em linhas gerais, há algumas regras básicas de cálculo que podem ser aplicadas a todo tipo de evento.

O consumo de salgados sugerido abaixo leva em consideração que na festa também serão servidos doces e/ou outros tipos de alimentos, ou seja, o salgado não é a única opção de alimentação.

Confira:

  • Adultos: em média 12 salgados por pessoa.
  • Crianças: em média 5 salgados por pessoa.

Você poderá usar de sua própria experiência e conhecimento dos convidados para alterar essas sugestões de quantidades.

Além disso, ao contratar os serviços de um profissional para fazer os salgados para sua festa, você poderá contar com a experiência dele para que sua festa seja um sucesso.

Deixe uma resposta